domingo, setembro 10, 2006

Careta consciente!!!

Me chocou a reportagem do Fantástico sobre jovens vitimas de acidentes de carro. Mas ao mesmo tempo em que me chocou me deu esperança que este tipo de injustiça que podemos chamar de burrice, não sei se num futuro próximo ao desejado, possa acabar.

A reportagem destacou, com entrevistas de jovens, amigos de vitimas de um acidente, um recente acidente em que todos no veículo morreram. Eram jovens de 17, 18, 19 anos. A entrevistada estava na mesma festa das jovens vítimas. Comentou que o motorista estava alcoolizado e a carona (sua namorada), para evitar uma briga (que já havia ocorrido outras vezes), não recusou a carona, e ainda, para não enfrentar sozinha um namorado alcoolizado, levou consigo mais 3 amigas que solidárias à amiga aceitaram também. O que prova, a fraqueza das pessoas em dizerem não. Uma vez a garota foi consciente e sofreu as conseqüências (briga com o namorado). Na segunda não foi consciente (morte). Podemos ser injustos sem destacar que há uma possibilidade de que as garotas também estavam bêbadas, porque não. E assim também não terem consciência do que estava ocorrendo naquele momento.

Em um mundo onde o legal, principalmente entre jovens é encher a cara, estes fatos marcam como legitimas provas de que o legal é ser careta. Mas espere, não faça pré-conceito quanto a utilização da palavra careta. Não digo que ser careta é você ir em uma festa legal não beber nada, sair sem uma gota de álcool no sangue. Beba, beba até cair, mas fique consciente de que isto vai lhe fazer muito mal, vai destruir seu corpo. Aproveite que ainda está consciente(não alcoolizado) para ser consciente (não dirigir bêbado) é aqui que eu quero chegar no ponto careta da palavra.

***

Aplausos para Fundação Thiago de Moraes Gonzaga pelo trabalho realizado com o projeto Vida Urgente, merece ser destacado em cadeia nacional. Utilizar jovens para conscientizar jovens. Infelizmente para tomar consciência dos fatos é necessário acontecer tragédias. É uma pena.



Nenhum comentário: