domingo, outubro 05, 2008

A India que conheci, a terra do MUITO


A
Índia que conheci foi em Abril de 2008. Fiquei em Hyderabad apenas duas semanas, não tive muito tempo para me adaptar aos costumes locais mas já é o suficiente para quebrar algumas, apenas algumas, barreiras culturais. A Índia é um país muito quente, eu peguei calor variando de 45C a 48C. O Sol eu quase não vi, a poluição não permitia. Você pega todas essas condições e coloca muita gente, mais, coloca muito mais gente do que você pode imaginar. Essa é a Índia.

Problemas Sócio-Económico o Brasil tem. A Índia tem muito mais, a única coisa pouca que encontrei lá é riqueza. Tem pouca gente rica, neste caso MUITO RICA e muita gente pobre e muita gente muito pobre. Pelo que percebi, classe média é quem tem emprego. Tem muito pobre no Brasil que vivi melhor do que na classe média da Índia. Como eles vivem num sistema de castas eu não sei como é feito as divisões de riqueza. 

Lá pude ver o quanto a Índia se preparou para receber grandes empresas como Oracle, Dell, Deloite, Motorola, HSBC, Google ... Todas esta empresas que listei possui no mínimo um ou dois prédio gigantescos (a Deloite tem 4). Lembrando, isto apenas em Hyderabad, a qual não é a maior cidade da Índia e nem o centro económico. 

A comida foi o mais complicado do processo de adaptação, até eu
 encontrar as pizzas no cardápio do restaurante do Hotel. Higiene não é prioridade na Índia, acho que o povo indiano já nasce com alguns anti-corpos fortes. É incrível a falta de higiene nas ruas, e olha que isto, acontece até no refeitório da multinacional a qual eu trabalho... descobri que a pimenta já esta no garfo, sempre solicitei comida sem pimenta, e não adiantou nada.

As cidades deixam a desejar, sem estruturas, sem transporte publico "decente", tudo em ao redor de você está ou parece em construção, é muitas vezes o que você acha que esta em construção esta pronto. 
A cultura da Índia é o que tem de mais forte, quando você entra em uma loja de xales, artesanatos e principalmente jóias, aí a Índia é incrível (para o povo feminino acredito eu).
As famosas e coloridas lojas de Bangles, algo que você não pode deixar de visitar e comprar... uma dica, pegue um taxista pareceria para negociar bons preços para você, assim garantira 50% de descontos nestas especiarias... 

Nenhum comentário: